GUIA COMPLETO de TODAS as curiosidades da cerveja que você precisa saber
Há tantos fatos interessantes sobre a cerveja na literatura, mas como selecionar os melhores em um único artigo?
Bom...Depois de muito trabalho pesquisando na internet e em revistas científicas, conseguimos identificar e reunir os melhores e mais recentes fatos sobre cerveja.
Para facilitar a leitura, decidimos separar todos os fatos sobre cervejas por categoria. Assim, tornando a leitura mais objetiva e de fácil assimilação, pois adicionamos inúmeras imagens para complementar os textos e torná-los mais interessantes.
Fique à vontade para escolher o tópico sobre cerveja que você mais quer ler:
- Benefícios da cerveja para a saúde
- Curiosidades sobre a cerveja
- Cerveja e Mulheres
- Fatos loucos sobre cerveja
- Cerveja no âmbito internacional
- Fatos científicos sobre a cerveja
- Fatos históricos sobre a cerveja
Sem mais delongas, vamos ao que interessa...
BENEFÍCIOS DA CERVEJA PARA A SAÚDE
1. PODE AUMENTAR O DESEJO SEXUAL
Vamos dividir este tópico entre homens e mulheres...
Se você é mulher, o consumo adequado de cerveja pode fazer com que você sinta mais prazer durante a relação sexual, pois beber cerveja aumenta os níveis de testosterona nas mulheres.
No entanto, se você beber demais, pode fazer com que sua genital fique mais seca, dificultando a percepção do prazer durante o sexo.
Se você é homem, beber moderadamente pode aumentar seu desejo sexual, aumentando assim a sensibilidade durante o sexo. No entanto, beber muito pode causar disfunção erétil e deprimir o sistema nervoso central. Talvez, dependendo da quantidade de sua bebida, possa fazer seu amigão chegar lá, mas será quase impossível chegar ao orgasmo.
O segredo é: entenda os limites do seu corpo e beba apenas o suficiente para se sentir bem consigo mesmo.
2. AJUDA CONTRA A OBESIDADE
De acordo com uma pesquisa publicada em 2019, a conexão entre o consumo de cerveja e a circunferência da cintura (ou relação cintura-quadril) é irrelevante.
Em outras palavras, a ingestão de cerveja não está associada à obesidade abdominal. Esta pesquisa foi realizada com 1507 consumidores de cerveja, 723 homens e 784 mulheres.
Após responder a um questionário completo sobre o consumo de cerveja, e todos os dados serem analisados por meio de métodos estatísticos complexos, a conclusão foi: o termo “barriga de cerveja” pode ser apenas um mito nutricional porque não está relacionado ao consumo de cerveja em si.
3. VAI TE FAZER DORMIR MELHOR
O lúpulo pode fornecer uma série de efeitos benéficos como, melhora de distúrbios do sono, nervosismo, ativação da função gástrica, efeito antiespasmódico e muitos outros.
Todos esses benefícios vêm das várias partículas nutricionais na estrutura do lúpulo, como flavonóides, α-ácidos e β-ácidos, terpenóides, etc.
4. É ANTI-INFLAMATÓRIO
A cerveja é uma mistura extremamente complexa de substâncias bioativas. Pode ajudar a prevenir reações inflamatórias em seu corpo, prevenir a formação de metabolismo cancerígeno e tornar seu coração e ossos mais saudáveis e fortes.
5. REDUZ O RISCO DE PEDRAS RENAIS
Beber cerveja moderadamente reduz o risco de pedras nos rins.
Embora a ingestão excessiva de álcool possa colocar qualquer pessoa em maior risco de criar pedras nos rins, o consumo moderado de cerveja pode ajudar na diurese, portanto, desde que você esteja adequadamente hidratado, não deverá ter problemas.
6. PROTEGE CONTRA RADIAÇÃO
De acordo com um estudo no Japão, os bebedores de cerveja reduziram o risco de danos cromossômicos por radiação em comparação com os não bebedores de cerveja.
Portanto, antes de entrar em um local radioativo, beba alguns copos de cerveja!
7. MELHORE A SAÚDE DO SEU CÉREBRO
Bebedores de cerveja têm cérebros mais saudáveis. De acordo com uma pesquisa recente, os homens idosos que bebem uma cerveja por dia tendem a ter uma capacidade de pensamento mais clara em comparação com os não bebedores.
Eles são 23% menos propensos a desenvolver doenças relacionadas ao cérebro, como Alzheimer e demência.
8. REDUZ A OXIDAÇÃO CEREBRAL
O consumo de cerveja reduz a oxidação cerebral causada pelo alumínio.
Diferentes sais de alumínio foram relatados para acelerar o dano oxidativo às biomoléculas. Por outro lado, existe uma molécula específica que potencialmente inibe a toxicidade do alumínio no cérebro.
Essa partícula é chamada de silício, e a cerveja tem toneladas dela na forma de ácido silícico.
9. PODE SER MAIS SAUDÁVEL QUE O VINHO
Todos sabemos que, quando bebido corretamente, o vinho pode ser extremamente bom para a nossa saúde. Porque possui moléculas que ajudam contra doenças cardíacas, danos cerebrais e envelhecimento.
Mas e se eu te disser que a cerveja pode ser tão saudável quanto o vinho, ou até mais saudável.
Vários estudos demonstram o maior teor de antioxidantes, fósforo, niacina, folato e vitamina B na cerveja do que no vinho.
10. SEU ESTÔMAGO PODE FUNCIONAR CORRETAMENTE
Os probióticos são microrganismos vivos cuja finalidade é trazer benefícios à saúde quando consumidos ou aplicados ao organismo.
Eles costumavam ser encontrados apenas em iogurte e outros alimentos fermentados. E agora, você também encontra nas cervejas. A cerveja probiótica é a nova tendência, e existem muitos estudos sobre esse novo tipo de cerveja.
11. PODE DIMINUIR O RISCO DE OBTER DIABETES
Estudos revelam que o consumo de bebidas alcoólicas com baixo teor alcoólico (cerveja) pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 em até 30%.
Em pessoas que já têm diabetes, o consumo moderado pode melhorar o controle glicêmico e prevenir doenças cardiovasculares.
12. REDUZ O ESTRESSE
Sabe aquela sensação de quando você termina um dia duro de trabalho, chega em casa, abre uma garrafa da sua cerveja favorita e toma um gole?
Pois bem, o ato de beber cerveja faz com que nosso cérebro emita sinais de prazer (liberando dopamina), fazendo com que você se sinta menos estressado e ansioso.
13. A CERVEJA VAI FAZER VOCÊ VIVER MAIS
Bebedores de cerveja são menos propensos a contrair doenças com risco de vida.
Como já mostramos nos tópicos anteriores, beber cerveja moderadamente ajuda contra a criação de células cancerígenas, contra a oxidação do cérebro, contra o mau funcionamento do estômago, contra o diabetes, estresse e a ansiedade.
Resumindo, são tantos os lados positivos que com certeza vai fazer você viver por muitos e muitos anos de forma feliz e saudável.
14. CERVEJAS PARA INTOLERANTES A GLÚTEN
Esta proteína pode ser muito saudável e saborosa para a maioria das pessoas. Porém, para quem é intolerante, o glúten pode ser horrível e trazer complicações para a saúde.
Mas a boa notícia é que você que é intolerante ao glúten, não precisa parar de beber cerveja. Você só precisa mudar um pouco a receita.
Aqui vamos classificar as 10 melhores cervejas sem glúten encontradas no Brasil:
- Stella Artois
- Estrella Galicia
- Ferrapos
- Amstel
- Lager Lake Side
- Fred Bier
- Mongozo
- Krug 20
- Jamille Witbier Light
- Wienbier 55 Pilsen
15. A CERVEJA PODE SER USADA COMO CONDICIONADOR LEAVE-IN
Os vários componentes do malte podem deixar seu cabelo mais radiante e sedoso. Além disso, as proteínas de cadeia longa da cerveja se ligam ao cabelo criando volume capilar. Então, se você tem cabelos finos, pode gerar um grande volume.
16. CERVEJA ESTIMULA O APETITE
Uma pesquisa da organização inglesa Slimming World, com 2.042 pessoas, mostrou como o consumo de álcool pode estimular o apetite e nos fazer querer comer mais alimentos gordurosos. De acordo com o estudo, se você beber cerca de cinco latas de cerveja ou três copos grandes de vinho, por exemplo, são suficientes para levar ao “efeito rebote” no dia seguinte. Ou seja, toda essa gula continua pela manhã e pode render quase 1kg a mais na balança.
17. CONSUMO MODERADO DE CERVEJA PODE MELHORAR SUA VISÃO
A cerveja possui muitos antioxidantes em sua composição que são ótimas substâncias para combater a oxidação celular. Assim, resultando em uma diminuição do risco de catarata e outras doenças degenerativas.
18. A CERVEJA NÃO PODE INTERFERIR NA SUA DIETA
Muitos estudos mostram que o consumo moderado de cerveja não influencia negativamente a eficácia de sua dieta. O problema é quando se bebe em excesso, pois uma lata tem em média 100 calorias. E não bebemos só uma, bebemos? Por isso, a dica que damos é, beba uma cerveja artesanal de qualidade com moderação.
CURIOSIDADES SOBRE A CERVEJA
1. AS MOSCAS FICAM HIPERSEXUAIS QUANDO EXPOSTAS A ÁLCOOL
De acordo com esta revista científica, o álcool afeta o sistema nervoso das moscas macho. Fazendo-os perseguir qualquer inseto que tenha asas, independentemente do sexo.
2. A MAIOR RESSACA DO MUNDO DUROU 4 SEMANAS
Quando um escocês consumiu 60 litros de cerveja um período de quatro dias. O homem desenvolveu uma condição de desidratação super rara, e alguns dos sintomas que ele estava sentindo (dor de cabeça e visão embaçada) duraram 6 meses.
3. CENOSILICAFOBIA É O MEDO DE UM COPO DE CERVEJA VAZIO
Ceno vem da palavra grega “kenos”, que significa vazio. “Sillica” refere-se a quartzo, mas no nosso caso significa copo. Por último, é “fobia”, que significa simplesmente medo.
4. LESMAS E CARACÓIS AMAM CERVEJA
Eles amam os pequenos microorganismos (leveduras) que vivem na cerveja. O odor das leveduras é tão atraente que as lesmas e caracóis simplesmente mergulham na cerveja.
5. NA COMPETIÇÃO DE “CARREGAMENTO DE ESPOSA” NA FINLÂNDIA, O PRIMEIRO PRÊMIO É O PESO DA ESPOSA EM CERVEJA
O objetivo deste torneio é levar sua esposa em uma pista através de obstáculos. O homem que chegar primeiro ganha o prêmio de cerveja igual ao peso de sua esposa. Em outras palavras, se sua esposa pesa cerca 70 quilos, você obteria 70 litros de cerveja.
6. O PRIMEIRO SEQUESTRO DE AERONAVE DA NORUEGA FOI RESOLVIDO APÓS O SEQUESTRADOR ENTREGAR SUA ARMA EM TROCA DE MAIS CERVEJA
O sequestrador era Stein A. Huseby, e ele estava bêbado durante todo o sequestro. 30 minutos após o pouso do avião, ele liberou todos os reféns e pediu mais cerveja, pois o suprimento do avião estava esgotado.
7. CERCA DE 162.719 PINTS DE CERVEJA GUINNESS SÃO DESPERDICIDOS A CADA ANO DEVIDO AO BIGODE
O custo total da cerveja desperdiçada nos bigodes dos bebedores de Guinness é de aproximadamente £ 423.000 (aproximadamente R$2.783.000,00).
8. CERVEJA E VAGINAS TÊM QUASE OS MESMOS NÍVEIS DE ACIDEZ
O pH da vagina é de aproximadamente 4,5 na escala de pH, que varia de 0 a 14. Onde, de 0-6.9 é ácido, 7 é neutro e 7.1-14 é básico.
9. A QUALQUER MOMENTO 0,7% DO MUNDO ESTÁ BÊBADO
Então, 54 milhões de pessoas estão bêbadas em todo o mundo agora. Para ser mais específico, apenas no BRASIL, no momento em que você está lendo este fato, 1.5 milhões de pessoas estão bêbadas.
10. HÁ UMA CERVEJA FEITA DE LEVEDURAS CRESCIDA NA BARBA DE UM CERVEJEIRO
Esta cerveja pertence à cervejaria Rogue, localizada no Oregon - EUA. Seu criador queria testar o perfil sensorial que essa levedura poderia proporcionar à cerveja.
Uma vez que, cada levedura tem características únicas dependendo da forma como é acondicionada.
11. O LÚPULO É MEMBRO DA FAMÍLIA CANNABACEAE, QUE TAMBÉM INCLUI CANNABIS SATIVA, TAMBÉM CONHECIDA COMO MACONHA
Ambas as plantas possuem substâncias medicinais saudáveis para o corpo humano. A maconha pode ajudá-lo a controlar o estresse, enquanto o lúpulo tem antioxidantes que podem impedir a propagação de células cancerígenas.
MAS não se esqueça de usá-lo moderadamente.
12. CRIADA NO INÍCIO DE 1900, A PALAVRA "ALCOHOLIDAY" SIGNIFICA TEMPO DE LAZER DEDICADO A BEBER
Os feriados mais famosos de hoje na América são:
- Mardi Gras: US$ 1 bilhão gasto este ano (2020)
- Patrick's Day: US$ 5,6 bilhões gastos este ano (2020)
- 4 de julho: US$ 6,7 bilhões gastos em 2019
- Halloween: US$ 8,05 bilhões gastos este ano (2020)
13. DURANTE A SEGUNDA GUERRA, UM URSO BEBEDOR DE CERVEJA CHAMADO WOJTEK SE JUNTOU AO EXÉRCITO POLONÊS.
Quando o urso atingiu a "idade adulta", o exército polonês começou a alimentá-lo com frutas, geleia, mel e cerveja, que acabou se tornando sua bebida favorita.
14. VOCÊ PODE BANHAR-SE EM CERVEJA COMO TRATAMENTO FÍSICO/MENTAL TERAPÊUTICO EM SPAS NA EUROPA
O banho geralmente leva cerca de 30 minutos. A banheira é preenchida com cerveja preta, água, lúpulo, malte e fermento e a mistura é aquecida a 38°C. Depois, você só precisa fechar os olhos e relaxar.
15. UM TEMPLO BUDISTA TAILANDÊS FOI CONSTRUÍDO COM MAIS DE 1 MILHÃO DE GARRAFAS DE CERVEJA RECICLADAS
Wat Pa Maha Chedi Kaew, também conhecido como o Templo de um Milhão de Garrafas, foi construído em aproximadamente 2 anos e levou cerca de 1,5 milhão de garrafas para construir o templo.
16. A LUA TEM UMA CRATERA NOMEADA CERVEJA
No entanto, o nome cerveja (em inglês Beer) não foi dado à cratera como uma homenagem àquela bebida amada por todos, mas recebeu o nome do astrônomo alemão Wilhelm W. Beer (um grande entusiasta da astronomia).
17. O CAMPEÃO MUNDIAL BEBEDOR DE CERVEJA, CONSUMIU UM LITRO DE CERVEJA EM 1 SEGUNDO
Em 22 de junho de 1977, Steven Petrosino garantiu o recorde mundial do Guinness por beber 1 litro de cerveja em 1,3s.
18. O MAIOR COPO DE CERVEJA DO MUNDO TEM 2,14 METROS DE ALTURA E UM DIÂMETRO DE 1 METRO
Produzido por Angus Wood e Ed Dupuy da Stod Fold Brewing Company Halifax, Reino Unido. O maior copo de cerveja continha 2.082 litros de Stod Fold Gold (uma cerveja tipo Ale).
19. A HISTÓRIA DA BOTA DE CERVEJA
Copos de cerveja podem ser comprados facilmente hoje em dia. Mas na Alemanha já era vendido há muitos anos. Mas de onde surgiu essa ideia?
Existem duas teorias:
- A primeira é que um general prussiano jurou às suas tropas que beberia um copo de cerveja diretamente da bota, caso ganhassem a batalha. Como eles foram vitoriosos, o astuto general mandou fazer um copo de cerveja no formato de sua bota e o bebeu.
- A segunda teoria é que os soldados alemães não podiam beber cerveja durante a Primeira Guerra Mundial por causa da falta de copos. Desta forma, decidiram levar a bebida nas botas.
CERVEJA E MULHERES
1. AS MULHERES ESTÃO DOMINANDO PROGRESSIVAMENTE O MERCADO DE CERVEJA NOVAMENTE
E muitas delas possuem excelentes cervejarias artesanais ao redor do mundo. Aqui vamos compartilhar o top 10 das cervejarias mais incríveis no Brasil com mulheres no comando de acordo com a cultura do lúpulo:
- Japas Cervejaria Artesanal (Brasil e EUA)
- Cervejaria Trilha (São Paulo)
- Cervejaria Catimba (São Paulo)
- Cervejaria ZalaZ (Minas Gerais)
- Cervejaria Dádiva (São Paulo)
- Cervejaria Goose Island (São Paulo)
- Cervejaria Teresense (Espírito Santo)
- Femme Cervejaria (Paraíba)
- Cervejaria Bem-Te-Brew (São Paulo)
- Cervejaria Fratelli Reggiani (Espírito Santo)
2. AS MULHERES SÃO RESPONSÁVEIS POR 21,2% DO CONSUMO TOTAL DE CERVEJA EM VOLUME NO BRASIL E 27% DO CONSUMO TOTAL DE CERVEJA ARTESANAL
As mulheres são importantes apoiadoras das cervejarias locais e estão aumentando progressivamente sua representatividade no nicho.
3. ALEWIFE, BREWESS OU BREWSTER, É UM TERMO HISTÓRICO PARA UMA MULHER QUE PRODUZIU CERVEJA PARA VENDA COMERCIAL
4. NA BABILÔNIA E SUMÉRIA, POR VOLTA DE 4.000 A.C., AS MULHERES CERVEJEIRAS TINHAM GRANDE PRESTÍGIO E ERAM CONSIDERADAS PESSOAS ESPECIAIS COM PODERES QUASE DIVINOS
As mulheres eram as principais cervejeiras e as fabricavam em casa. A cerveja produzida por elas, tinha principalmente consistência espessa, semelhante ao mingau, e era fabricada da mesma maneira de hoje.
5. ENTRE OS VIKINGS, SÓ AS MULHERES PODIAM FAZER CERVEJA, E TODOS OS EQUIPAMENTOS ASSOCIADOS À PRODUÇÃO PERTENCIAM EXCLUSIVAMENTE À ELAS
As mulheres eram encarregadas de manter a vida doméstica, que incluía finanças, cultivo da terra, criação de filhos e a fabricação de cervejas e hidromel.
6. NA IDADE MÉDIA, UMA BOA CERVEJEIRA FOI LEVADA EM CONTA
Na idade média, uma boa cervejeira foi levada em conta. O rei Alreck de Hordoland escolheu Geirheld para ser sua rainha não apenas por sua aparência, mas também por possuir incríveis habilidades de fabricação de cerveja.
7.OS PRIMEIROS CERVEJEIROS PROFISSIONAIS ERAM TODOS MULHERES
No antigo Peru, as cervejarias eram operadas por “mulheres da elite”. Essas senhoras tinham que ser de nascimento nobre, ou extremamente bonitas para poder fazer cerveja.
Tanto os sumérios quanto os egípcios elogiavam as deusas da cerveja e associavam a fabricação de cerveja às mulheres.
8. OS PRIMEIROS CERVEJEIROS NO ANTIGO EGITO ERAM MULHERES
Elas fabricavam cerveja como oferenda aos deuses. Além das oferendas, a cerveja também era considerada uma bebida feminina, enquanto os homens tradicionalmente tomavam vinho.
9. A CERVEJA FAZ AS MULHERES MAIS FELIZES E SAUDÁVEIS
Muitos estudos mostram que o consumo moderado de cerveja (no máximo 1 litro por dia) pode trazer benefícios incríveis para a saúde da mulher. Os principais benefícios são: reduz a chance de ter um ataque cardíaco, aumenta a densidade dos ossos, melhora o funcionamento do cérebro, diminui a pressão arterial, protege as articulações, melhora o IMC e regula os níveis de minerais e vitaminas no corpo.
Impossível não ficar feliz depois de tantos benefícios, né?
FATOS LOUCOS SOBRE A CERVEJA
1. UMA PESSOA RICA GASTOU R$27.707,40 POR UMA CERVEJA QUE NUNCA CONSUMIRÁ
A cerveja foi originalmente feita em uma expedição no Ártico em 1875, tornando-se uma das cervejas mais antigas ainda em condições originais. O comprador ostensivamente se virou e pagou R$27.707,40 pela garrafa!!!
2. UMA MARÉ DE 4,57 METROS DE CERVEJA MATOU 8 PESSOAS EM LONDRES
A enchente de cerveja em Londres de 1814 ocorreu quando barris de cerveja Porter inundaram o bairro pobre de St. Giles Rookery. Na tarde de 17 de outubro de 1814, um dos anéis de ferro ao redor do tanque quebrou. Cerca de uma hora depois, o tanque inteiro estourou, liberando a cerveja fermentada quente com tanta força que a parede traseira da cervejaria desabou. Mais de 1.211.331,77 litros de cerveja foram lançados na área.
3. EM AMSTERDÃ, O GOVERNO DÁ INCENTIVOS AOS ALCOÓLATRAS
O alcoólatra ganha uma cerveja limpando as ruas. O governo de Amsterdã usou esse plano para que mesmo um alcoólatra possa ser produtivo e ajudar o país de pequenas maneiras.
4. A BÉLGICA VÊ A CERVEJA COMO UMA ALTERNATIVA MAIS SAUDÁVEL PARA OS JOVENS
A Bélgica vê a cerveja como uma alternativa saudável para os jovens. Para combater a obesidade infantil, algumas escolas belgas ofereciam cervejas com baixo teor de álcool no lugar de refrigerantes. Dar cerveja às crianças pode parecer loucura, mas as escolas só ofereciam cerveja com teor alcoólico de 1,5 a 2,5%.
5. OS ANTIGOS GREGOS CONSIDERAVAM A CERVEJA COMO BEBIDA INFERIOR
Os gregos antigos consideravam a cerveja como uma bebida inferior. Eles preferiam vinhos à cerveja. Eles até viam a cerveja como uma bebida de “classe baixa”, pois era relativamente fácil de produzir. Hoje em dia, o processo de produção de vinho é mais fácil.
6. A CERVEJA MAIS FORTE DO MUNDO TEM 67,5% DE TEOR DE ÁLCOOL
A sutilmente chamada Snake Venom é fabricada com uma dose dupla de leveduras de cerveja e champanhe. Também tem malte de chocolate e malte defumado de turfa e é congelada várias vezes durante a fabricação, que influencia as leveduras a produzir mais álcool e, assim, aumentar o teor álcoolico da cerveja.
Se você quiser comprá-la, tem que acessar o site da Snake Venom.
7. NO SÉCULO 13, ALGUMAS PESSOAS NA NORUEGA BATIZAVAM SEUS FILHOS COM CERVEJA
No entanto, ainda no século 13, o Papa Gregório IX emitiu um decreto inusitado, dizendo que os batismos com cerveja (em vez de água) não eram válidos.
8. JOAN EVANS É A ÚNICA PESSOA NA TERRA CAPAZ DE EQUILIBRAR 237 COPOS DE CERVEJA EM CIMA DE SUA CABEÇA
Em 2013, a Universidade de Derby escaneou o corpo de John Evans para determinar se o homem de 68 anos estava, de fato, empoderado. Evans é um "homem forte que equilibra com a cabeça". Ele detém 33 Guinness World Records por equilibrar itens ecléticos – 101 tijolos, 62 livros, um Mini carro de 159kg, duas garotas em duas bicicletas – no ápice de seu crânio.
9. O CÓDIGO DE HAMMURABI DECRETAVA QUE OS BARMANS QUE DILUÍAM CERVEJA SERIAM EXECUTADOS
Eles eram tão sérios sobre seu ofício que um lote ruim da bebida era punido com afogamento até a morte. E o afogamento seria na própria cerveja produzida!
10. OS VIKINGS ACREDITAM QUE EM SEU PARAÍSO CHAMADO VALHALLA, HAVIA UM BODE GIGANTE NOMEADO HEIðRÚN, CUJO PAPEL ERA FORNECER UMA QUANTIDADE ILIMITADA DE CERVEJA
11. A GRANDE PIRÂMIDE DE GIZA FOI CONSTRUÍDA SOB A INFLUÊNCIA DO ÁLCOOL
Os trabalhadores eram pagos com uma ração diária de cerveja – cerca de quatro litros por dia – já que era mais seguro consumir do que água. Já que as águas do rio Nilo estavam cheias de bactérias perigosas.
12. CADA ESTILO DE CERVEJA TEM UM COPO APROPRIADO A SER USADO
Existem cerca de 16 tipos diferentes de copos de cerveja (sem considerar as variações e personalizações que existem para cada copo). Sim, há uma grande variedade de copos, pensados principalmente para potencializar a experiência de degustar uma cerveja, então a lista chega a ser um pouco longa.
O conceito básico de um copo é que ele deve ser seguro e fácil de segurar. Pode até ser bonito, mas as bordas, hastes e alças precisam facilitar a experiência sensorial.
Especificamente no caso das hastes, muito comuns em taças, elas funcionam para que você não troque calor com a bebida tocando diretamente no corpo do copo.
Para os aromas a regra é relativamente simples, copos de cerveja com bordas mais largas liberam melhor os aromas, favorecendo assim as cervejas perfumadas.
Já aqueles com bordas mais estreitas retêm os aromas dentro do próprio copo, o que facilita a percepção dos mesmos. Além disso, seu formato auxilia na formação de espuma, que é um excelente retentor de aromas.
A CERVEJA NO ÂMBITO INTERNACIONAL
1. A CERVEJA NÃO É CONSIDERADA UMA BEBIDA ALCOÓLICA NA RÚSSIA DESDE 2013
Até então, qualquer coisa que contenha menos de 10% de álcool na Rússia era considerada apenas um alimento.
2. ATÉ A DÉCADA DE 1970, NA BÉLGICA, A CERVEJA ERA SERVIDA NOS REFEITÓRIOS ESCOLARES
Diversas organizações têm feito propostas para restabelecer esse hábito, pois a cerveja diluída (mais fraca do que o habitual) é considerada mais saudável que os refrigerantes.
3. EXISTE UMA CERVEJA FEITA DE BANANAS NA ÁFRICA
A prática de fazer cerveja de banana da maneira tradicional ainda está viva em muitas áreas rurais em Uganda, Tanzânia, Burundi, Ruanda e República Democrática do Congo (RDC), onde é uma parte importante da economia rural, juntamente com métodos não tradicionais de transformação da banana em vinho e gin.
4. A CERVEJA GUINNESS É CONSUMIDA MAIS NA NIGÉRIA DO QUE NA PRÓPRIA IRLANDA
Camarões é o quarto maior mercado para a cerveja Guinness e também é fabricada no Quênia, Uganda e Namíbia. A África, com seu mercado de cerveja de US$ 13 bilhões, é a maior fonte de vendas de cerveja para os donos da Guinness, a multinacional britânica Diageo.
5. NA ARGENTINA, OS PARTIDOS POLÍTICOS TÊM SUAS PRÓPRIAS MARCAS DE CERVEJA
Eles são vendidos apenas no restaurante "Peron Peron", em Buenos Aires, mas um dos donos do restaurante afirmou que recebeu pedidos de entusiastas da cerveja na Europa.
6. VOCÊ PODE NADAR EM PISCINAS DE CERVEJA NA ÁUSTRIA
As sete piscinas aquecidas de 3,96 metros de profundidade estão cheias de cerveja de verdade e podem ser alugadas por cerca de R$1.393,20 uma sessão de natação de duas horas. Enquanto a cervejaria Starkenberger (localizada em Tarrenz, na Áustria) proíbe explicitamente beber cerveja da piscina, principalmente porque toneladas de pessoas mergulham na piscina diariamente, a cerveja em si tem benefícios surpreendentes para a pele e seu bem-estar geral.
7. EM MUITOS PAÍSES EUROPEUS (FRANÇA, ALEMANHA, PORTUGAL, GRÉCIA, ESPANHA, BÉLGICA, ÁUSTRIA, REPÚBLICA TCHECA E ITÁLIA) E NA COREIA DO SUL, A CERVEJA É SERVIDA NO MCDONALDS
Enfrentando uma concorrência feroz de restaurantes casuais e hambúrgueres gourmet, o McDonald's começou a servir chope em algumas de suas lojas ao redor do mundo.
8. ‘PUTO INFERNO’’ É UMA CERVEJA COM O NOME DA VILA DE “FUCK” NA ÁUSTRIA
Inicialmente, as autoridades locais da cidade de Fuck e o European Trademark Office apelaram contra sua marca heróica, mas eventualmente, essa decisão maluca foi anulada e hoje todos podemos desfrutar da refrescância desta cerveja singular.
9. A CERVEJA ERA ILEGAL NA ISLÂNDIA ATÉ 1º DE MARÇO DE 1989
A Islândia proibiu todas as bebidas alcoólicas em 1915. 7 anos depois, o vinho tinto foi legalizado, seguido pelos destilados na década de 1930. Mas a cerveja permaneceu proibida até 1º de março de 1989. Hoje em dia, a data é comemorada todos os anos em Reykjavik como Bjordagur, ou “Dia da Cerveja”
10.LATAS DE CERVEJA NO JAPÃO TEM BRAILLE
Pessoas cegas não ficam intoxicadas acidentalmente. Em 2006, os cervejeiros japoneses começaram a carimbar a palavra “cerveja” em Braille no topo de suas latas, bem ao lado da aba que você puxava para abri-la e tomar um gole.
11. UMA FAMOSA CERVEJA BRASILEIRA COMEÇOU A PLANTAR SEU PRÓPRIO LÚPULO BRASILEIRO NA CERRA DA MANTIQUEIRA
Apesar de ser um país tropical, esta região é excelente para a colheita de lúpulo, e em 2005 surgiu a primeira variedade nacional de lúpulo. Atualmente, existem aproximadamente 60 hectares de lúpulo sendo cultivados no Brasil e os números não param de crescer.
Talvez em um futuro próximo, o Brasil se torne um dos 10 maiores produtores de lúpulo.
12. HÁ UMA CERVEJA NA ALEMANHA COM QUASE 1000 ANOS. ESTÁ EM OPERAÇÃO CONTÍNUA DESDE 1040
Mesmo antes da declaração da independência americana, ou da descoberta do novo mundo por Colombo, os alemães já estavam aperfeiçoando suas técnicas de fabricação de cerveja. Esta cervejaria em particular localizada em Freising foi fundada em 740 a.C por um monge chamado Korbinian.
13. NA ALEMANHA EXISTE UMA TUBULAÇÃO DE CERVEJA
Um gasoduto subterrâneo de cerveja está sendo construído para o festival de hard rock Wacken Open Air (WOA), que começa no norte da Alemanha. De acordo com a BBC, ele faz parte de uma nova rede de dutos de 7 km, que os organizadores dizem que tornará o evento mais ecológico. A vazão da cerveja deve chegar a seis copos a cada seis segundos, graças à tubulação de 35 cm de diâmetro.
14. NA DÉCADA DE 1990, O PARTIDO DOS AMANTES DA CERVEJA GANHOU CANDIDATOS NA BIELORRÚSSIA E NA RÚSSIA
De acordo com o seu estatuto, "o grande objetivo do PAC é a luta pela limpeza e qualidade da cerveja nacional, independência do estado e neutralidade da Bielorrússia, liberdade de relações econômicas, inviolabilidade pessoal e inviolabilidade da propriedade privada".
15. O JAPÃO TEM VÁRIOS FESTIVAIS ANUAIS DE CERVEJA
O Japão tem diferentes festivais de cerveja. Os mais famosos são:
- Snow Monkey Beer Live: este festival é realizado na área de Shiga Highlands, na província de Nagano. Essencialmente o Colorado do Japão, Nagano é o lar do esqui, o mundialmente famoso Jigokudani Snow Monkey Park.
- Kyushu Beer Festival 2019: Realizado na cidade de Fukuoka.
- Yokohama Fruhlingsfest: Yokohama Fruhlingsfest (o nome é alemão para um festival da cidade para comemorar a chegada da primavera) tem uma variedade de música, teatro ao ar livre, passeios e atrações, além de muita comida alemã e uma grande variedade de cerveja artesanal.
- Keiyaki Beer Festival: é o mais simbólico possível para os aficionados da cerveja artesanal: seu único objetivo é celebrar a cerveja artesanal no Japão. Localizada perto de Tóquio, é uma boa desculpa para quem mora na metrópole explorar a cidade vizinha, Saitama.
- Great Japan Beer Festival Okinawa 2019: Organizado pela Japan Craft Beer Association (JCBA), o Great Japan Beer Festival é uma espécie de exposição e é descrito como “para todos os amantes de cerveja”. Cerca de 2.000 entusiastas da cerveja são esperados no evento de Okinawa. Acontece também em Tóquio (junho), Osaka (julho), Nagoya (agosto) e Yokohama (setembro).
16. EXISTEM VÁRIOS SPAS DE CERVEJA NA REPÚBLICA TCHECA
Por exemplo, o Chodovar Beer Spa na República Tcheca oferece um banho de 20 minutos em ingredientes de fabricação de cerveja. A empresa diz que este método aumenta a circulação sanguínea, abre os poros da pele, suaviza a pele e infunde o corpo com vitaminas.
17. A CERVEJA ‘’DUBBEL’’ GANHOU ESSE NOME PORQUE A MAIORIA DAS PESSOAS NAQUELA ÉPOCA ERAM ANALFABETAS
No passado, a maioria das pessoas eram analfabetas e os monges também estavam incluídos nesta parcela. Então, para facilitar a compreensão das cervejas, os monges criaram o termo Dubbel, que significa "duplo". E o termo Trippel, que significa "triplo". Assim, as Dubbels tinha em seu rótulo "2X" para mostrar que aquela bebida específica era duas vezes mais forte (6,3-7,6 ABV) que uma cerveja tradicional belga. O mesmo aconteceu com as Trippels, que tem "3X" em seus rótulos (7,5-9,5 ABV).
Estas cervejas de estilo belga são deliciosas e complexas, com notas doces derivadas do malte e notas picantes das leveduras belgas.
18. A CERVEJARIA GUINNESS EM ST. JAMES' GATE EM DUBLIN FOI ALUGADA POR 9.000 ANOS
Em 1759, Arthur Guinness assinou um contrato de arrendamento de 9.000 anos para o local que seria, e ainda permanece, a sede da Guinness. A locação não está mais em vigor, pois a cervejaria agora é proprietária do terreno.
Fonte: Mikelo / Flickr
19. HÁ OUTRO FESTIVAL DE CERVEJA NA ALEMANHA: STARKBIERFEST
Como diz o povo de Munique: entre o inverno e a primavera há uma quinta temporada na cidade - Starkbier Season - a famosa cerveja escura, degustada em canecas de cerâmica na tradicional festa Starkbierfest.
Esta festa anual começa por volta de fevereiro, durante o período da Quaresma e é marcada por cervejas com alto teor alcoólico (7,5% em média) e altamente calóricas.
20. EXISTEM MAIS DE 8.200 CERVEJARIAS NOS EUA. QUASE TODOS (98%) SÃO PEQUENOS E INDEPENDENTES CERVEJEIROS ARTESANAIS
Esse total inclui 2.058 microcervejarias, 3.011 cervejarias, 2.966 cervejarias de chope e 240 cervejarias artesanais regionais.
21. A CERVEJA CASEIRA SÓ SE TORNOU LEGAL EM TODOS OS 50 ESTADOS DOS EUA EM 2013
Em 2013, Mississippi e Alabama, os dois últimos estados a proibir a fabricação de cerveja caseira, legalizaram o hobby alcoólico, de acordo com a Brewers Association.
22. BARACK OBAMA FABRICOU SUA PRÓPRIA CERVEJA NA CASA BRANCA
O ex-presidente dos EUA foi o primeiro presidente a preparar uma cerveja na Casa Branca. A partir de 2012, três estilos foram fabricados usando o kit de fabricação caseira que o presidente comprou:
- Honey Ale: White House Honey Blonde Ale
- Portador de mel da Casa Branca
- Casa Branca Mel Marrom.
23. OS EUA SÃO O SEGUNDO MAIOR PRODUTOR DE LÚPULO DO MUNDO
Em 2018, a produção de lúpulo nos Estados Unidos atingiu seu maior nível histórico: 48.500 toneladas. Os três maiores estados produtores de lúpulo são: Washington (1º lugar) produziu cerca de 35.000 toneladas, Idaho (2º lugar) produziu 7.257 toneladas e Oregon (3º lugar) produziu aproximadamente 5.869 toneladas.
Atualmente, os EUA possuem cerca de 60 tipos de lúpulos, sendo 76% de lúpulos aromáticos e 24% de amargor. Dentre todas as variedades, as mais conhecidas e utilizadas nacional e internacionalmente são a Cascade, Zeus, Citra, Mosaic, Centennial, Simcoe, Amarillo, Chinook e Nugget.
24. O IMPACTO DA CERVEJA NA ECONOMIA DOS EUA É TREMENDO
De acordo com o Beer Institute, a indústria da cerveja gerou 2,1 milhões de empregos e contribuiu com mais de US$ 328 bilhões para a economia dos EUA.
FATOS CIENTÍFICOS SOBRE A CERVEJA
1. O SANTO GRAAL DOS ENTUSIASTAS DA ESPUMA É O CHAMADO ‘’BRUXELAS LACE’’
É a espuma perfeita que se recusa a desaparecer e forma um padrão de resíduo semelhante a renda quando o copo está vazio. É uma referência a um tipo de alça de travesseiro. A renda de Bruxelas é conhecida por sua delicadeza e beleza.
2. UMA NUVEM PERTO DA CONSTELAÇÃO DE AQUILA CONTÉM ÁLCOOL ETÍLICO SUFICIENTE PARA ENCHER 400 TRILHÕES DE COPOS DE CERVEJA
Descoberta há 25 anos, na constelação de Aquila, a nuvem é 1000 vezes maior que o diâmetro do nosso sistema solar e está a 58 quatrilhões de milhas de distância de nós. Então, provavelmente não poderemos provar esse álcool interestelar.
3. GELADA NÃO É A MELHOR MANEIRA DE SERVIR CERVEJA
Embora não haja uma regra ou temperatura a ser observada, uma coisa é certa: a sensação de frio inibe os receptores gustativos da língua e, ao resfriar demais sua cerveja, você está anestesiando seu paladar para quaisquer nuances de sabores. Em outras palavras, se você estiver bebendo uma cerveja artesanal de sabor único, por favor, beba-a na temperatura adequada. Aqui estão algumas dicas:
- IPA: 3,33 °C
- Stout: 7,22 a 12,77 ºC
- Pilsen: 0,55 a 4,44 ºC
- Pale Ales: 7,22 ºC
- Cervejas de trigo: 4,44 a 7,22 ºC
- Cervejas ácidas: 7,22 a 12,77 ºC
- Dubéis, tripels e quads belgas: 4,44 a 7,22 ºC
4. DAS PALAVRAS GREGAS "ZYTHOS" (Cerveja) E "LOGOS" (ESTUDO), ZITOLOGIA É MAIS DO QUE BEBER CERVEJA
É a análise dos ingredientes e o efeito que eles têm no processo de fabricação de cerveja, o conhecimento dos estilos e da história da cerveja e a aplicação de combinações de cerveja. Um zitologista é um verdadeiro conhecedor de cerveja.
5. A CERVEJA AJUDOU JOSEPH PRIESTLEY A DESCOBRIR O OXIGÊNIO
Ele notou gases subindo dos grandes barris de cerveja em uma cervejaria e pediu para fazer alguns experimentos. Ele investigou o “ar fixo” (dióxido de carbono) encontrado em uma camada acima do líquido em cubas de fermentação de cervejarias.
6. SCHLITZ INVENTOU A GARRAFA MARROM
A marca fundada em Milwaukee foi a primeira a bloquear a luz do sol por meio de uma garrafa marrom (a luz do sol pode oxidar a cerveja e estragar seu sabor), que mantém sua cerveja o mais fresca possível até que você a coloque em um copo.
7. VOCÊ PODE REFRIGERAR UMA CERVEJA EM 2-3 MINUTOS
Tudo o que é preciso para resfriar uma cerveja é água, gelo, sal (1 xícara de sal para cada 3 quilos de gelo) e, se possível, álcool etílico (1 xícara) em uma tigela. Mexa tudo, mergulhe suas latas/garrafas de cerveja na mistura, mexa-as por 2-3 minutos e você estará pronto para beber as cervejas (mas certifique-se de lavá-las antes de abrir).
8. CEPAS DE LEVEDURA SÓ PODEM TOLERAR CONCENTRAÇÕES DE ÁLCOOL DE 10-15%
Esta é a principal razão pela qual o teor alcoólico das cervejas nunca excede essa faixa. Se você encontrar uma cerveja com teor alcoólico superior a 15%, provavelmente ela passou por processos de produção inusitados, como o uso de outros microrganismos (bactérias), adição de álcool etílico de outras fontes ou etapas inusitadas de produção da cerveja.
9. COPOS CONGELADOS FARÃO SUA CERVEJA ESPUMAR
Um dos maiores mitos que ainda existe hoje é dizer que cerveja boa é cerveja gelada. Bem, se você estiver bebendo uma cerveja de qualidade muito ruim, eu até encorajo você a beber o mais gelado possível.
Mas se você está com vontade de beber sua cerveja artesanal favorita... É melhor parar com esse hábito.
Além de neutralizar o paladar, o frio excessivo da própria cerveja e do copo (já congelado) fará com que as moléculas de CO2 se expandam, aumentando significativamente a quantidade de espuma retida no copo.
10. O LÚPULO É MUITO VENENOSO PARA OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Infelizmente, nossos melhores amigos de quatro patas são suscetíveis a algumas moléculas na estrutura do lúpulo. Esses compostos do lúpulo podem causar hipertermia em cães e gatos (em cães é mais provável) independentemente da raça.
Então, se você é um cervejeiro caseiro e tem animais, tenha muito cuidado para que eles não consumam nenhum pedaço de lúpulo deixado no chão.
11. ALGUMAS CERVEJAS SÃO PRODUZIDAS COM LEVEDURAS SELVAGENS
Cervejas Lambic e algumas cervejas azedas também são produzidas com leveduras selvagens. Ao contrário do que acontece com a maioria das cervejas de hoje, em que são utilizadas leveduras selecionadas em condições especiais, nas antigas cervejas Lambic e algumas Sour, a transformação do mosto em cerveja ocorreu devido às leveduras selvagens.
As leveduras viajavam com os ventos que circulavam nas matas próximas à cidade de Lembeek, na Bélgica, e repousavam sobre o mosto fresco, iniciando sua fermentação.
Como os antigos desconheciam as leveduras e sua ação sobre a matéria orgânica, atribuíam a transformação do mosto em cerveja às bênçãos de Deus que vinham com o vento e derramavam sobre o líquido.
Cervejas que usam levedura selvagem em seu processo têm acidez muito forte. Existem variações nas quais as frutas são adicionadas durante a fermentação. Esses ingredientes conferem à bebida notas aromáticas frutadas e um sabor mais adocicado.
FATOS HISTÓRICOS SOBRE A CERVEJA
1. NA TERRA DOS FARAÓS NO EGITO, A CERVEJA ERA A MOEDA NACIONAL
Os egípcios usavam a cerveja para pagar escravos, religiosos, comerciantes e funcionários do governo. Então, todos os dias os egípcios das mais variadas classes econômicas, acabavam consumindo e interagindo com a cerveja de alguma forma.
2. QUANDO O CIENTISTA NIELS BOHR GANHOU O PRÊMIO NOBEL, A CERVEJARIA CARLSBERG DEU-LHE UMA TORNEIRA DE CERVEJA GRÁTIS
Como funcionou? A Carlsberg deu a Niels uma casa ao lado de uma de suas cervejarias. Esta casa continha uma torneira de cerveja ligada diretamente à cervejaria. Então, sempre que Niels queria tomar um gole, ele só precisava encher o copo na comodidade de sua casa.
3. EM 1963, ALBERT HEINEKEN CRIOU UMA GARRAFA DE CERVEJA QUE TAMBÉM PODERIA SER USADA COMO TIJOLO PARA CONSTRUIR CASAS SUSTENTÁVEIS EM PAÍSES POBRES
Naquela época, as garrafas da Heineken tinham um formato retangular que simulava o formato de um tijolo. Desta forma, os tijolos de vidro verdes sustentáveis serviram adequadamente para estruturar as paredes.
4. A LEI DE PUREZA ALEMÃ DECLAROU QUE OS ÚNICOS INGREDIENTES PERMITIDOS PARA A PRODUÇÃO DE CERVEJA SÃO SIMPLESMENTE ÁGUA, MALTE E LÚPULO
A lei foi imposta pelo duque Guilherme IV da Baviera no ano de 1516 e durou cerca de 400 anos. Embora hoje a lei não seja mais aplicada na Alemanha, muitas cervejarias alemãs ainda optam por seguir a lei e produzir cerveja de maneira clássica.
5. A CERVEJA MAIS ANTIGA DO MUNDO FOI PRODUZIDA COM LEVEDURAS DESCOBERTAS EM UM NAVIO DE 220 ANOS
De acordo com um cervejeiro australiano, uma de suas cervejas foi fabricada com essa levedura centenária. A cerveja foi lançada em junho de 2018 em Sydney, chama-se The Wreck Preservation Ale. Esta cerveja suave estilo Porter é escura, maltada e um pouco tempestuosa. Há notas de groselha preta, um toque de levedura picante e um fio de fumaça.
6. NO ANTIGO EGITO, A QUANTIDADE DE BACTÉRIAS DO RIO NILO ERA TÃO GRANDE QUE OS LOCAIS FREQUENTEMENTE BEBIAM CERVEJA EM VEZ DE ÁGUA
Obviamente, não foi uma troca muito saudável e, dependendo de quanto você bebia, poderia facilmente ficar bêbado. Mas era melhor ficar bêbado do que correr sérios riscos de infecção que poderia levar à morte.
7. AS IPAS FORAM DESENVOLVIDAS PELA PRIMEIRA VEZ QUANDO OS CERVEJEIROS INGLESES NO INÍCIO DO SÉCULO 19 PROCURAVAM UMA MANEIRA DE EXPORTAR SUAS CERVEJAS TRADICIONAIS PARA A ÍNDIA
A viagem aventureira pelo mar demorava demais, e a cerveja estragava ao chegar ao destino final. Então, eles decidiram adicionar lúpulo extra para evitar a oxidação da cerveja. Algumas semanas depois, nasceu a IPA. E até hoje, é o estilo de cerveja mais preferido no nicho de cervejas artesanais.
8. SOPA DE CERVEJA ERA UM CAFÉ DA MANHÃ COMUM NA EUROPA MEDIEVAL
Era servido como uma sopa de café da manhã, às vezes derramado sobre o pão. Meio estranho, você não acha? Se você quiser tentar em casa, aqui está uma das receitas:
- 1 garrafa de cerveja escura
- Creme doce
- Três gemas de ovo
- Maçã
- 3 ½ colheres de sopa.
- Manteiga
- Uva passa
Lembre-se de compartilhar conosco sua opinião depois de provar.
9. NA DÉCADA DE 1980, UM BODE BEBEDOR DE CERVEJA FOI ELEITO PREFEITO DE LAJITAS, TEXAS
O bode branco e marrom foi chamado Clay Henry IV. Ele viveu cerca de 23 anos quando foi morto por um rival romântico.
11. O CANUDO FOI INVENTADO PELOS SUMERIOS PARA BEBER CERVEJA
Os sumérios eram conhecidos por beber cerveja com canudos feitos de juncos de ouro, dependendo da classe social de cada um. Além disso, também era usado para evitar a experiência desagradável de consumir sedimentos na cerveja.
12. A CERVEJA EXISTE NA CHINA HÁ CERCA DE 5.000 ANOS
Arqueólogos encontraram recentemente evidências de uma técnica inicial de fabricação de cerveja na China durante o final do período Yangshao, usando milho, cevada, lágrimas de Jó (um tipo de grão) e tubérculos.
13. ALGUNS ESPECIALISTAS NA HISTÓRIA DA CERVEJA ASSOCIAM A BEBIDA COM O SURGIMENTO DA CIVILIZAÇÃO
Depois de ler todos esses fatos, fica claro por que a cerveja é a bebida do início das civilizações. É difícil ter uma noção exata de quando a cerveja foi fabricada pela primeira vez. Se aconteceu em uma determinada civilização e se espalhou pelo mundo, ou se aconteceu simultaneamente em vários lugares no mundo. Até 2019, acreditava-se que a cerveja tinha cerca de 7.000 anos. No entanto, um estudo recente da Universidade de Stanford, CA, mostra que a cerveja pode ter sido fabricada pela primeira vez há 15.000 anos, na caverna de Raqefet, em Israel.
14. O MONGE TEVE UM PAPEL IMPORTANTE NA MODERNIZAÇÃO DO PROCESSO DE CERVEJA, INCLUINDO A ADIÇÃO DE LÚPULO
Há evidências de que já por volta de 800 d.C., mosteiros alemães adicionavam extratos da planta de lúpulo para preservar sua cerveja por mais tempo. Essa evolução na produção da cerveja continua até hoje. Por exemplo, as cervejas dos mosteiros belgas têm uma alta complexidade de sabores e aromas que são obtidos pela adição de produtos únicos e pelo uso de leveduras belgas.
15. OS CLIMAS FRIOS DA ALEMANHA MODERNA E DA REPÚBLICA TCHECA CRIARAM A LAGER PARA O MUNDO OCIDENTAL
LAGER significa “armazenar” em alemão, e quando os cervejeiros alemães começaram a armazenar suas cervejas nas cavernas geladas dos Alpes, eles acidentalmente começaram a cultivar leveduras de baixa fermentação (as leveduras lager).
16. PROVAVELMENTE OS ANCESTRAIS DAS LAGERS EXISTIRAM PRIMEIRO NA AMÉRICA DO SUL
Descobertas recentes traçaram que cepas de levedura frias e de baixa fermentação da Patagônia foram usadas para preparar bebidas alcoólicas 200 ou mais anos antes das primeiras cervejas bávaras.
17. HOJE, SÃO 154 ESTILOS DE CERVEJA OFICIALMENTE REGISTRADOS
De acordo com a Brewers Association, existem 6 estilos principais na categoria Ales (British Origin Ale Styles, North American Origin Ale Styles, Belgian e French Origin Ale Styles, Irish Origin Ale Styles, German Origin Ale Styles, Other Origin Ale Styles). 3 estilos principais na categoria Lagers (European Origin Lager Styles, North American Origin Lager Styles, Other Origin Lager Styles), e 1 na categoria Hybrid / Mixed Lager ou Ale.